10 Benefícios do Gengibre para a Saúde
0

Você sabia que o gengibre é desintoxicante, tem ação bactericida e melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório, além de ser termogênico?

O gengibre é uma raiz tuberosa originária da índia e da China, muito utilizada na culinária e na medicina, por trazer inúmeros benefícios para a saúde. 

Ele pode ser incluído na alimentação de diversas formas, como por exemplo na salada, no chá, no suco ou  na água, além de poder ser consumido com diversos pratos da culinária.

Possui diversos nutrientes como substâncias termogênicas, vitamina B6, potássio, magnésio, cobre, fósforo, sódio, vitamina C entre outras. 

Veja a seguir a lista dos principais benefícios do gengibre:

1. Melhora a digestão 

Devido a presença de uma substância chamada gingerois presente no gengibre, seu consumo ajuda o pâncreas a funcionar melhor e a gerar mais enzimas que favorecem a absorção de nutrientes pelo corpo, melhorando assim a digestão. 

Ajuda a proteger o estômago de úlceras e gastrites, combatendo a bactéria H. pylori., além de prevenir o aparecimento de câncer de estômago.  

Também é bastante usado no combate a azia e gases intestinais, uma vez que a ingestão de gengibre acelera o esvaziamento do estômago e promove uma melhoria nos sintomas intestinais.

2. Ajuda a emagrecer

Conhecido por auxiliar na perda de peso, o gengibre é um alimento termogênico, ele atua acelerando o metabolismo e promovendo assim queima de gordura corporal.

Devido a presença de compostos como o 6-gingerol e 8-gingerol, a produção de calor pelo corpo aumenta, ajudando assim a emagrecer e também prevenir o ganho de peso.

Além disso, auxilia na redução do apetite e reduz a absorção de gorduras. 

3. Combate náuseas e vômitos 

O gengibre por possuir propriedades antiemética ajuda a reduzir náuseas e vômitos, sendo muito usado no combate aos famosos enjoos que ocorrem durante a gravidez.

Ele está sendo muito usado em pacientes com câncer durante o tratamento com quimioterapia e nos primeiros dias após cirurgia. 

4. Ajuda a controlar a diabetes tipo 2

O consumo gengibre ajuda a controlar a diabetes tipo 2, devido a uma substância chamada gingerois, a qual promove uma melhora na secreção de insulina que reduz a quantidade de glicose no sangue. 

5. Propriedades anti-inflamatórias 

O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias que auxiliam no combate de dores musculares, principalmente após a prática de exercícios físicos e nos casos de artrite. 

Além disso, pode ser usado no tratamento de doenças respiratórias como gripes, resfriados, tosse, asma e bronquite, pois além de suas propriedades anti-inflamatórias, também tem propriedades expectorantes e descongestionantes. 

Outro uso do Gengibre para o alívio da dor é no caso de cólicas menstruais, pois graças às propriedades anti-inflamatórias do gengibre, ele ajuda a diminuir a dor. 

6. Combate infecções 

O gengibre ajuda a diminuir o risco de infecções no organismo por diminuir o  crescimento de diferentes tipos de bactérias, além de combater bactérias orais que causam doenças como gengivite e periodontite. 

Também pode ser usado no combate ao vírus sincicial respiratório, o qual causa infecções respiratórias em recém-nascidos e crianças. 

7. Previne o câncer

O gengibre impede o desenvolvimento e proliferação de células cancerígenas nos casos de câncer cólon-retal, sendo muito utilizado para sua prevenção.

Também tem mostrado muitos resultados como um tratamento alternativo para alguns tipos de câncer como câncer de mama e de pâncreas.

8. Atua como antioxidante

A Ação antioxidante do gengibre atua na prevenção de resfriados, gripes, câncer e até mesmo envelhecimento precoce. 

Por ter 40 compostos antioxidantes, o gengibre é um ótimo aliado para tratamentos de pele.

Ele remove toxinas, estimula a circulação sanguínea, melhora a elasticidade da pele, tira manchas e hidrata, prevenindo assim o envelhecimento e marcas de expressão. 

9. Regula pressão arterial

O gengibre tem capacidade de inibir a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, aumentar sua elasticidade e afinar o sangue, melhorando assim o fluxo de sangue no corpo e consequentemente melhorando o fluxo de sangue no corpo, que resulta no controle da pressão alta. 

10. Melhora a memória

O alimento tem mostrado muitas melhoras em tratamentos de doenças doenças neurológicas associadas ao avançar da idade, como é o caso de  Parkinson e Alzheimer, bem como ajuda a melhorar a memória e reduzir a severidade dos danos causados por um acidente vascular cerebral (AVC).

Depois de ver os inúmeros benefícios que o gengibre pode trazer para a sua vida tá esperando o que para incluí lo na sua dieta?

A Cia do Salmão oferece o gengibre em conserva sem casca e em finas fatias pronto para consumo, compre já clicando aqui.

Deixe um comentário

TOPO