Conheça os principais ingredientes da culinária japonesa
0

Você sabe qual é a base da culinária japonesa? Primeiramente, quando pensamos em comida oriental, logo vem em nossa cabeça o sushi, o temaki, o yakisoba e alguns outros pratos que são encontrados facilmente em restaurantes aqui no Brasil. Entretanto, você sabe quais são os principais ingredientes que fazem parte do dia a dia dos japoneses? Afinal, a comida japonesa servida nos restaurantes brasileiros, não é exatamente a mesma que os orientais comem no dia a dia.

Ficou curioso? Leia nosso conteúdo até o final!

1. Arroz japonês

Closeup of japanese rice textured

O arroz japonês está presente em quase todas as refeições dos japoneses. Carnes, peixes, legumes e outros alimentos são ótimo acompanhamentos, por exemplo. Além disso, existem dois tipos de arroz: o uruchimai (arroz comum) ou o mochigome (arroz glutinoso). Esse tipo de arroz apresenta textura mais grudenta, diferente do arroz brasileiro.

2. Shoyu

The black sauce in a small white cup placed on the cement floor.

Que o shoyu é um dos ingredientes mais utilizados na culinária japonesa não é surpresa para ninguém. Ele serve para dar sabor aos pratos, substituir o sal e até mesmo para dar mais cor aos pratos.

O shoyu contém soja, cereal torrado, sal marinho e água. O ingrediente passa por uma fermentação, onde forma-se uma massa e, somente após esse processo, é tirado o shoyu.

3. Saquê

Ao contrário do Brasil, que o saquê é utilizado para fazer drinks alcóolicos, no Japão costuma ser servido puro para acompanhar alguns pratos da culinária oriental. Além disso, existe o saquê culinário, que é utilizado para temperar carnes e outros alimentos. Ele também é chamado de vinho de arroz e pode ser encontrado com preços diversos.

4. Missô

O missô é uma pasta feita pela fermentação da soja, a qual está muito presente na culinária japonesa. Já ouviu falar no tofu? Esse tipo de queijo também é feito à base da soja. O missô, por sua vez, é rico em proteínas, vitaminas e possui baixo teor calórico.

A sopa missoshiro é o prato mais conhecido no Brasil que apresenta o missô. Entretanto, outros pratos, como risotos e tempero para carnes e vegetais também levam o ingrediente.

5. Wasabi

Amado por muitos e odiado por muitos também (rs)! O wasabi, também conhecido por raiz forte, é um tempero muito utilizado na culinária japonesa. Por ser forte, aqui no Brasil existem muitas pessoas que não gostam desse ingrediente. Entretanto, os japoneses utilizam muito. O Wasabi é feito a partir da planta wasabia japônica e apresenta cor verde, por isso recebe esse nome.

6. Vinagre de arroz

Além dos cidados anteriormente, não podemos deixar de falar do vinagre de arroz, chamado de Komezu. Ele está presente no arroz, nas sopas, saladas, conservas e muitos outros pratos. Se você já fez ou viu o preparo do sushi, já conhece esse ingrediente. Utiliza-se muito para temperar o arroz tanto do sushi quanto do temaki.

7. Nori (alga)

Outro inrediente muito utilizado é o nori, ou seja, a folha de alga. Podemos encontrar o nori em diversos pratos e com aparências diferentes: inteiro, esfarelado, cortado em tiras, polvilhado, entre outros.

E aí? Já está pronto para fazer o seu próprio prato de comida japonesa? Você encontra todos esses ingredientes em nossa loja virtual, além de muitos outros produtos asiáticos. Acesse e confira!

Deixe um comentário

TOPO