Bebida milenar: Você conhece a origem do Saquê?
0
Bebida milenar: Você conhece a origem do saquê

O saquê é uma bebida de origem japonesa bem conhecida ao redor do mundo. Ela é feita a partir de  apenas três ingredientes: o arroz, a água e o koji

O Saquê é uma bebida alcoólica fermentada bem tradicional no Japão, a história sobre sua origem não é muito clara, porém as primeiras menções sobre a bebida foram feitas na cidade de Nara, que era a capital do país no século XVI. 

A bebida era consagrada entre a sociedade nobre no país, e era registrada em mais de 15 variedades. Um fato interessante é que nesta época, o saquê era consumido quente, depois passou a ser consumido gelado. 

Nesta mesma época, novas técnicas começaram a ser utilizadas para a produção do saquê, foi desenvolvido a técnica do koji (arroz fermentado previamente), que até hoje é utulizada na fermentação do arroz.

A utilização do koji e do arroz fermentado fez com que o teor alcoólico do saquê aumentasse consideravelmente.

 Para obter o koji, o arroz passa por um longo processo, onde ele é polido, macerado, enxugado, vaporizado e resfriado. Após isso, o koji é misturado com água para fazer um tipo de pasta de grãos, que é fermentada por trinta dias. 

Desse modo, é obtido o marimo, que passa por várias filtragens para garantir o sabor fresco da bebida e finalmente chegar ao estágio final do saquê.

 O saquê é classificado na mesma categoria do vinho. Seu teor alcoólico está em torno de 14% a 16%. 

O saquê soft tem o sabor leve e adocicado além de baixa acidez. Já o Saquê Dourado Azuma tem o sabor seco e suave, ótima acidez e não tem necessidade de ser conservado em refrigeração, somente após sua abertura.

Existem algumas vários tipo de saquês, dentre eles estão o Saquê Comum Azuma, o produto é pioneiro e versátil, pode ser usando tanto para consumo como para a culinária.

O saquê soft tem o sabor leve e adocicado além de baixa acidez. Já o Saquê Dourado Azuma tem o sabor seco e suave, ótima acidez e não tem necessidade de ser conservado em refrigeração, somente após sua abertura.

Além da marca Azuma, a Cia do Salmão conta com a marca Bonsai, oferecendo duas versões de saquê

A versão Soft pet que tem sabor leve e adocicado e conta com uma embalagem do material pet, o saquê Seco Bonsai, com embalagem de vidro, tem o sabor suave e marcante.

Os saquês podem ser consumidos puros, ou no preparo de algumas drinks como saquerinhas .

Além de dos saquês voltados para o consumo, existem também os saquês próprios para uso culinário, como o Licoroso Mirin e o Seco Chef, usados para temperar grelhados e cozidos, como também em pratos agridoces e sukiyaki, e preparação de molhos.

Onde encontrar? A Cia do Salmão oferece o Saque para preparo de bebidas e uso culinário. Compre já clicando aqui!

Deixe um comentário

TOPO